Microsoft proibida de vender Word nos EUA

quinta-feira, agosto 13, 2009

Além disso, a empresa deverá pagar multa de quase US$ 300 milhões; motivo: quebra de patente, em ação movida pela canadense i4i

Meio e Mensagem

A Corte Distrital de Justiça do estado norte-americano do Texas determinou que a Microsoft está proibida de vender o aplicativo Word naquele país. A empresa terá até 60 dias para cumprir a determinação, além de pagar multa de US$ 290 milhões à empresa canadense i4i, desenvolvedora de um software de edição de documentos.

A alegação é de que a Microsoft infringiu intencionalmente uma de suas patentes no Word e no sistema operacional Windows Vista.

O tribunal proibiu a empresa de comercializar qualquer aplicativo que abra extensões XML, DOCX ou DOCM nos Estados Unidos, o que inclui as versões mais recentes do Word, como o Word 2007. A patente da i4i que teria sido quebrada foi registrada em 1998 e descrevia um método de leitura de arquivos da extensão XML.

A Microsoft irá recorrer da decisão. "Acreditamos que as evidências demonstraram que não houve infração da nossa parte e que a patente da i4i é inválida", disse a veículos do exterior o porta-voz da Microsoft Kevin Kutz.

0 comentários: