Peugeot confirma negociação com Mitsubishi para aliança

quinta-feira, dezembro 03, 2009


A montadora francesa PSA Peugeot-Citroën confirmou nesta quinta-feira conversações com a japonesa Mitsubishi Motor para aprofundar a cooperação, que pode virar uma aliança estratégica.


"A PSA confirma ter iniciado conversações com a Mitsubishi Motors Company para examinar juntos os possíveis meios de uma ampliação das relações, que podem seguir para uma aliança estratégica", afirma um comunicado oficial.

O jornal econômico japonês Nikkei destaca que a PSA pretende assumir o controle de 30% a 50% do capital da Mitsubishi Motors, que passa por dificuldades. O acordo daria origem ao sexto maior grupo automobilístico do mundo.

Uma fonte da Mitsubishi confirmou as conversas entre as duas empresas e que uma aliança de capitais é uma das possibilidades. Mas destacou que nada foi decidido até o momento.

PSA e Mitsubishi desenvolvem em conjunto os veículos Peugeot 4007 e Citroen C-Crosser, tecnologias para veículos eléctricos e têm uma fábrica na Rússia.

Caso seja confirmada, esta seria a primeira grande aliança entre um grupo automobilístico japonês e um estrangeiro desde a que foi realizada pela Nissan e a Renault em 1999, quando a empresa francesa comprou 36,8% da japonesa.

0 comentários: