NÃO GASTE DINHEIRO COM PROPAGANDA

quarta-feira, março 25, 2009

Investir. Esse é o termo correto. Entre gastar e investir existe um enorme abismo. E para não cair nesse abismo, só existe uma forma: planejar.
“Fazer” marketing não é ter alguns funcionários distribuindo panfletos no farol, ou fazer um outdoor cheio de cores e informações. Nem mesmo fazer uma propaganda de 30 segundos no intervalo do Jornal Nacional.
Foco. Essa é a palavra que deve ecoar constantemente na cabeça de um empresário antes de qualquer tomada de decisão.
Quando o foco da ação ou da campanha não está definido, as empresas gastam seus recursos e a porcentagem de retorno é baixíssima.
Mas se voltarmos para a primeira aula de marketing, nós entenderemos a raiz do problema: As pessoas não compram produtos. Elas compram benefícios.
Ou como diz Charles Revson sobre a fabricante de comésticos, Revlon: “Na fábrica, fazemos cosméticos, na loja vendemos esperanças”.
Outro exemplo é a Ferrari. Ninguém compra uma Ferrari pelo número de cavalos do motor, ou pela quantidade de segundos que ela faz de 0 a 100 km/h. O que as pessoas compram é o status. É a sensação de desfilar no fim de semana com seu carro e ser admirado por todos. É ter seu sonho de se destacar na sociedade realizado.
E o que a Ferrari faz é comunicar esse status, desde seu ponto de venda até seus anúncios, eventos, site, etc.
Essa é a essência do marketing. Vender benefícios.
Se seu produto não traz nenhum beneficio para o consumidor, você tem um problema. No entanto, a partir do momento que você tem um beneficio nas mãos, e uma demanda por esse beneficio, você só precisa comunicá-lo.
E é ai que entra uma agência ou um profissional de marketing qualificado.
Criou-se uma idéia de que propaganda pode ser feita por aquele vizinho esperto, que sabe fazer um site, ou senão aquela gráfica que produz um folheto bem barato, visando fechar negócio na impressão.
Esses costumes contribuem diretamente para a mortalidade prematura de muitas empresas no Brasil.
Segundo uma pesquisa do Sebrae, 60% das empresas no estado fecham antes de completar o 5º ano de atividade. E os principais motivos são falta de planejamento prévio e gestão deficiente do negócio.
Existe um péssimo hábito, principalmente entre as pequenas e médias empresas, de pensar que o marketing é composto por uma série de termos utópicos que na prática não funcionam, ou que só tem resultado em multinacionais que tem recursos de sobra para investir.
Esse é o erro. Fazer um planejamento de marketing e consequentemente uma campanha bem elaborada, é um ponto vital para o sucesso de qualquer marca.
Não importa o setor, o porte ou a situação financeira da sua empresa. O planejamento é essencial. Desde a identificação de uma oportunidade de mercado, até uma campanha sólida, que comunique os benefícios de sua marca, para seu publico alvo.
Se todos os passos forem seguidos corretamente, a conseqüência é uma marca sólida, bem posicionada na mente do consumidor. Depois disso a venda se torna um detalhe.
Não deixe pessoas desqualificadas se encarregarem dessa função tão vital para sua empresa. O mercado é implacável com empresas despreparadas.
Portanto, tente sempre se cercar de profissionais competentes e qualificados, que saibam realizar todas as etapas de um planejamento de marketing. Pois o que está em jogo é o seu dinheiro, a sua marca.


ALEXANDRE FUZARO
PUBLICITÁRIO E DIRETOR DE MARKETING




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