Twitter de Abilio Diniz manifesta-se sobre anúncio errado do Extra. Foi a melhor estratégia?

quarta-feira, junho 30, 2010

por Cristiano Dias - Brainstorm#9

Os twitters @abilio_diniz e o @tudoextra se pronunciaram sobre o caso do anúncio de oportunidade errado na Folha de hoje, dizendo que a culpa foi do jornal que selecionou o arquivo errado.


Anúncio do Extra na Folha de São Paulo sai errado

por Cristiano Dias da Brainstorm#9

Quem trabalha com comunicação em época de Copa sabe como é: você também tem que estar preparado para a Seleção ser desclassificada, ter peças para a vitória e a derrota. O problema é quando alguém manda um arquivo errado para ser impresso num dos maiores jornais do país.

O Extra se lamentou pelo ocorrido e disse que o erro aconteceu na Folha de S. Paulo, que selecionou o arquivo errado.
Vale botar a culpa no estagiário?

Marketing de emboscada na copa

Dica da @CrisBartis, via gtalk.


Postado por Agê Alessandro - Propagando Propaganda


Você diria que colocar 36 moças com minivestidos laranja no meio de 84.490 torcedores seria uma boa ação de marketing de emboscada? Difícil acreditar que isso pudesse dar certo. Mas a Bavaria, com uma ajudinha involuntária da Fifa, se deu bem com a idéia.




O feito aconteceu no jogo entre Holanda e Dinamarca, dia 14, no Soccer City, estádio de abertura e encerramento da Copa 2010. A marca vestiu 36 belas senhoritas com roupas laranja bem curtas. Num canto da minissaia dava para ler a palavra Bavaria.
 
Mas a partir do momento em que a Fifa foi lá no meio da multidão dar cartão vermelho para elas, todas as lentes se voltaram para o fato até então isolado.
 
Resultado: com o custo de 36 ingressos, 36 cachês de loira e 36 uniformes, a marca conseguiu uma projeção bem maior do que apenas um grupinho laranja perdido na multidão.

Desta vez, loira foi a Fifa.

O que fazer e o que não fazer em promoção para Copa

Criatividade é a única regra que deve ser seguida à risca pelas marcas não patrocinadoras


Por Bruno Mello, do Mundo do Marketing
19/04/2010

bruno@mundodomarketing.com.br

A regra é clara: se uma marca não é patrocinadora oficial da Fifa, da Confederação Brasileira de Futebol ou da Seleção Brasileira, não pode fazer nenhuma ação de Marketing que esteja associada a qualquer elemento que remeta à Copa do Mundo. Publicidade, ações promocionais e até de incentivo que utilizem os motivos da Copa da África do Sul e do Brasil somente são permitidos às marcas Adidas, Coca-Cola, Emirates, Hyundai, Sony e Visa, em primeiro nível, Budweiser, Castrol, Continental, McDonald's, MTN, Mayndra Satyam e Yingli Solar, em segundo, mundialmente, e Itaú, Oi, Vivo, Guaraná Antártica, Tam, Gillette, Nike, Volkswagen, Extra e Seara, no Brasil. A Brahma é outra marca que está realizando propaganda e ações promocionais com foco nas Copas da África do Sul e do Brasil depois de um acordo entre a Fifa e a Anheuser-Busch InBev.

Mas se você trabalha em uma marca concorrente ou em outro segmento que não está disputando os olhares do mundo dentro das quatro linhas, não precisa tirar o seu time de campo. Pelo contrário. É preciso treinar bastante a sua criatividade para encontrar formas de aproveitar o maior evento esportivo do mundo e estar atento às regras e até às leis que podem punir a empresa, caso haja apropriação do evento de forma indevida. No Brasil, um projeto de lei está em tramitação no Congresso e visa resguardar os direitos da Fifa e de seus patrocinadores.

O PL 394/2009, de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), uma obrigação imposta pela Fifa, determina também zonas limpas, com raio de pelo menos um quilometro de distância, em que nenhuma marca poderá realizar ação de Marketing. “Na minha visão, isso fere a soberania das leis do país”, aponta o advogado Paulo Foccacia, sócio-diretor do escritório Coimbra, Focaccia e Lebrão, em encontro realizado na semana passada na Associação de Marketing Promocional para orientar os profissionais sobre o real impacto da Copa no mercado promocional.

Marketing de Emboscada vira crime

Fazer o famoso Marketing de Emboscada não pode. Uma alternativa é o que o assessor jurídico da Ampro chama de Marketing Associativo, que se associa ao evento de forma indireta. “Pode-se promover conteúdo informativo, mas é preciso estar atento na hora de fazer campanhas para ativar marcas”, ressalta. “A Fifa vem aumentando as restrições e as formas de controle para proteger os patrocinadores desde a Copa dos Estados Unidos”, diz Focaccia.

As restrições às marcas não patrocinadoras são tão grandes que estão prejudicando a própria África do Sul, que baixou pela metade a sua expectativa de recepção de turistas. “Um ingresso para os jogos da primeira fase custa mais de mil dólares”, aponta Ricardo Buckup, Vice-Presidente da Ampro e Sócio Diretor do Grupo B2. Há hotéis que nem sequer terminaram suas obras por não esperar mais hóspedes. “Quase não há como comprar pacotes para sete dias, apenas para todos os jogos, o que inviabiliza qualquer plano de Marketing”, completa. As restrições fizeram com que a agência especializa em Marketing Esportivo J.Cocco não promovesse nenhuma ação de incentivo para seus clientes este ano.

É um cenário diferente da Copa da Alemanha, quando a agência teve cinco clientes, um deles enviando 100 colaboradores para a competição. Para o Brasil, daqui a quatro anos, a expectativa ainda é cautelosa. “Temos que nos preparar para a próxima Copa. O grande negócio é a ideia, a sacada. É difícil falar de Copa, mas é possível ter oportunidades sem ferir os direitos da Fifa”, afirma José Estevão Cocco, que desenvolveu um cardápio especial para o Terraço Itália com o objetivo de atrair clientes para verem os jogos no restaurante.

Preparação milionária

Até 2014, muitas ideias ainda surgirão. “Precisamos nos planejar desde agora porque há nichos inexplorados. As próprias cidades que receberão os jogos não sabem o que vão fazer. O que as pessoas farão depois dos jogos? Algumas vão para festas e outras irão às compras. Terá muita oportunidade que nem a Fifa está vislumbrando”, recomenda o especialista Cocco. Uma delas são aplicativos para celulares. “Hoje, já temos mais de 170 milhões de celulares ativos, a maioria deles pré-pago, mas daqui a um ano esse parque estará renovado e poderemos explorar este mercado”, aponta Leandro Capozzielli, VP da Ampro e sócio diretor da Orange Soluções.

Maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo é um grande negócio. Somente em 2009, a Fifa faturou US$ 1,050 bilhão e as ações de Marketing movimentaram US$ 277 milhões. Na copa da Alemanha, o lucro da Fifa registrou recorde de US$ 249,00 milhões. São números semelhantes a uma goleada, que a entidade que tem mais associados que a Organização das Nações Unidas (2008 contra 191) quer continuar repetindo.

Estréia do filme Eclipse no Prudente Parque Shopping

quinta-feira, junho 24, 2010

Estréia no Prudente Parque Shopping - Quarta dia 30/06 meia noite sessão especial.
Confira o trailer:

Adidas na briga com a Nike

sexta-feira, junho 11, 2010

Chegou a vez da Adidas, depois da Nike ter lançado seu comercial de três minutos para a Copa do Mundo, o "Write the Future".

Nesta semana, a marca esportiva divulgou seu vídeo, que é mais enxuto, com pouco mais de um minuto de duração. A ação traz vários jogadores, assim como no caso da rival. Entre eles estão o brasileiro Kaká, o argentino Lionel Messi e o inglês Steven Gerrard.

O comercial foi batizado de "The Quest" e foi feito em estilo "épico". Os jogadores aparecem como se fossem super-heróis, apoiados pelos efeitos especiais adotados na produção.

E você, o que achou? Difícil bater o da Nike?


iPhone 4 apresenta FaceTime e comercial dirigido por Sam Mendes

terça-feira, junho 08, 2010

Fonte: Brainstorm#9

A Apple anunciou hoje o iPhone 4, um monte de evoluções, incluindo a esperada vídeo-chamada. No aparelho da maçã tem um nome mais fãfãrã: FaceTime.
Steve Jobs disse que isso vai mudar a maneira como nos comunicamos, e para provar apresentou um tocante comercial dirigido por Sam Mendes, de “Beleza Americana”, “Foi Apenas Um Sonho”, entre outros.

Hino nacional errado


Segundo o Rafinha Bastos - CQC,  era a Vanusa que estava regendo hehe.

05 Comerciais Imperdíveis para a Copa do Mundo

segunda-feira, junho 07, 2010

Fonte: Lecom











Olha que bonitinho

quarta-feira, junho 02, 2010

Fonte: Globo


O artista holandês Theo Jansen iniciou, em 1990, o projeto que batizou de Strandbeest. No projeto, Jansen cria esculturas cinéticas que se movem com o vento, como se fossem animais andando pelo terreno. Tubos plásticos e garrafas formam a base dos esqueletos, e é a forma como eles são montados que permitem que a passagem de vento movimente a criação. O projeto representa um empreendimento isolado do artista, que inclui loja on-line para a venda de vídeos com instruções e documentários de como ele trabalha suas esculturas. 

Nascido em Hague, na Holanda, Jansen acredita que a diferença de arte e engenharia existe apenas em nossas mentes. O artista solta suas criações nas praias holandesas e quer que, em breve, suas esculturas se transformem em um verdadeiro rebanho.

Chuva de Twix

Criaram uma expectativa grande e acabaram decepcionando muita gente.
Mas a repercussão foi boa!

Dia dos Namorados Prudente Parque Shopping


No dia 11 de junho, os casais que ficarem mais tempo se beijando poderão ganhar: Cesta Romântica, Aparelhos de Celular e até viagem para o Hopi Hari. A inscrições serão no balcão de informações do Prudente Parque Shopping até o dia 08 de junho. Participe.
Confira o regulamento no site do Shopping: http://www.prudenteparqueshopping.com.br/Regulamento_namorados.pdf

Realização: Band Fm, 98 Fm e Prudente Parque Shopping