sexta-feira, março 27, 2009

Matraca
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma matraca é um
instrumento musical e sinalizador constituído geralmente de madeira onde existe um pedaço de ferro curvelíneo que quando sacodido produz som. É usada no Brasil, em pequenas cidades por vendedores e também na quaresma para anunciar uma procissão. O instrumento substitui os sinos na Semana Santa

Últimas Notícias - Meio & Mensagem

quinta-feira, março 26, 2009

www.meioemensagem.com.br


Mudanças no marketing da Renault do Brasil
Gerência de Publicidade e Marketing passa às mãos de Andréa Laborne, que será responsável pela coordenação das estratégias e campanhas da montadora

Projeto prevê alterações na Lei Rouanet
Ministério da Cultura disponibiliza em seu site o texto com as mudanças que visam desconcentrar incentivos. Criação do Vale Cultura também é proposto

Quem paga a conta do mobile marketing?
Tema dominou as primeiras sessões do Mobile Marketing Forum, nesta quarta-feira, 25, em São Paulo

Falta de padrões freia crescimento da publicidade móvel
Esse foi o consenso do painel final do segundo dia do Mobile Marketing Fórum. Debatedores apontam que há longo caminho para atingir potencial do mercado

Amigo do peito virtual
MySpace Brasil gera audiência e receita com a realização de eventos offline e parcerias para ofertar contéudo

Spring anuncia seu novo diretor comercial
Editora trouxe de volta o executivo Márcio Maffei, que ocupava o cargo até agosto do ano passado

Heitor Pontes assume publicidade da IstoÉ
Profissional deixa a direção comercial da Spring, que publica a versão brasileira da Rolling Stone

Quatro reforços incrementam time da Wunderman
Agência interativa investe no Atendimento, contratando dois diretores de conta e um gerente; Planejamento também ganha novo gerente

Marketing 18 fatura conta promocional da Gafisa
Depois de mais de dois anos realizando jobs e ações pontuais, agência foi escolhida para atender, com excluvisividade, a demanda de ações de promoção da construtora

BBC Brasil reformula site
Com o intuito de se aproximar do público nacional, emissora estréia portal repaginado com direito a lançamento de série especial sobre o futuro dos BRICs

Programa Mulheres em Ação é ampliado
A BM&FBovespa lança campanha para atrair público feminino. A idéia é mostrar que elas estão bem preparadas para investir no mercado financeiro

Entidade quer justiça racial nas agências
Amparada em relatório que aponta baixa quantidade de negros trabalhando nas agências norte-americanas, a NAACP envia carta aos anunciantes alertando para esta realidade

Consumidor Consciente ganha aplicativos
Programa da Mastercard Worldwide aposta na internet como difusora do controle da finanças pessoais

NÃO GASTE DINHEIRO COM PROPAGANDA

quarta-feira, março 25, 2009

Investir. Esse é o termo correto. Entre gastar e investir existe um enorme abismo. E para não cair nesse abismo, só existe uma forma: planejar.
“Fazer” marketing não é ter alguns funcionários distribuindo panfletos no farol, ou fazer um outdoor cheio de cores e informações. Nem mesmo fazer uma propaganda de 30 segundos no intervalo do Jornal Nacional.
Foco. Essa é a palavra que deve ecoar constantemente na cabeça de um empresário antes de qualquer tomada de decisão.
Quando o foco da ação ou da campanha não está definido, as empresas gastam seus recursos e a porcentagem de retorno é baixíssima.
Mas se voltarmos para a primeira aula de marketing, nós entenderemos a raiz do problema: As pessoas não compram produtos. Elas compram benefícios.
Ou como diz Charles Revson sobre a fabricante de comésticos, Revlon: “Na fábrica, fazemos cosméticos, na loja vendemos esperanças”.
Outro exemplo é a Ferrari. Ninguém compra uma Ferrari pelo número de cavalos do motor, ou pela quantidade de segundos que ela faz de 0 a 100 km/h. O que as pessoas compram é o status. É a sensação de desfilar no fim de semana com seu carro e ser admirado por todos. É ter seu sonho de se destacar na sociedade realizado.
E o que a Ferrari faz é comunicar esse status, desde seu ponto de venda até seus anúncios, eventos, site, etc.
Essa é a essência do marketing. Vender benefícios.
Se seu produto não traz nenhum beneficio para o consumidor, você tem um problema. No entanto, a partir do momento que você tem um beneficio nas mãos, e uma demanda por esse beneficio, você só precisa comunicá-lo.
E é ai que entra uma agência ou um profissional de marketing qualificado.
Criou-se uma idéia de que propaganda pode ser feita por aquele vizinho esperto, que sabe fazer um site, ou senão aquela gráfica que produz um folheto bem barato, visando fechar negócio na impressão.
Esses costumes contribuem diretamente para a mortalidade prematura de muitas empresas no Brasil.
Segundo uma pesquisa do Sebrae, 60% das empresas no estado fecham antes de completar o 5º ano de atividade. E os principais motivos são falta de planejamento prévio e gestão deficiente do negócio.
Existe um péssimo hábito, principalmente entre as pequenas e médias empresas, de pensar que o marketing é composto por uma série de termos utópicos que na prática não funcionam, ou que só tem resultado em multinacionais que tem recursos de sobra para investir.
Esse é o erro. Fazer um planejamento de marketing e consequentemente uma campanha bem elaborada, é um ponto vital para o sucesso de qualquer marca.
Não importa o setor, o porte ou a situação financeira da sua empresa. O planejamento é essencial. Desde a identificação de uma oportunidade de mercado, até uma campanha sólida, que comunique os benefícios de sua marca, para seu publico alvo.
Se todos os passos forem seguidos corretamente, a conseqüência é uma marca sólida, bem posicionada na mente do consumidor. Depois disso a venda se torna um detalhe.
Não deixe pessoas desqualificadas se encarregarem dessa função tão vital para sua empresa. O mercado é implacável com empresas despreparadas.
Portanto, tente sempre se cercar de profissionais competentes e qualificados, que saibam realizar todas as etapas de um planejamento de marketing. Pois o que está em jogo é o seu dinheiro, a sua marca.


ALEXANDRE FUZARO
PUBLICITÁRIO E DIRETOR DE MARKETING




ALEXANDRE FUZARO

Alexandre Fuzaro é Publicitário formado pelo Mackenzie.

Em São Paulo estudou cinema com Eduardo Gurman e após dirigir alguns curtas se tornou assistente de direcao do Bruno Barreto.
Após essa experiência no cinema se voltou à area da publicidade atuando como Diretor da Agencia Matraca

Atualmente, a Agencia Matraca, alem da cidade de São Paulo, atua também em Presidente Prudente - SP